Buche de Noel (Tronco Natalino)
Que tal impressionar no Natal ou Ano Novo. Fiz essa receita no ano novo e foi um sucesso.
Gaspar
12/18/20243 min read
Buche de Noel (Tronco Natalino)
Vamos lá como bons Engenheiros que somos, lista de materiais:
Para o Rocambole:
12 unidades de claras de ovos;
180g de açúcar;
6 unidades de gemas;
Uma pitada de sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
80g de farinha de trigo;
80g de cacau em pó;
1 colher de bicarbonato de sódio;
180ml de óleo.
Para a Ganache:
600g de chocolate meio amargo 50% ;
660g de creme de leite fresco;
60g de açúcar;
130g de manteiga sem sal gelada.
Para a Montagem:
Cogumelos de Merengue;
Cerejas frescas picadas, sem caroço;
Cerejas frescas inteiras, com cabinho;
Farinha de pistache;
Cacau em pó;
Açúcar impalpável.
Construção:
Rocambole
Bata as claras até que começar a espumar. Acrescentar 1/3 do açúcar e continue batendo.
Quando a mistura ficar esbranquiçada, acrescente mais 1/3 do açúcar. Repita o processo com o restante do açúcar.
Acrescentar as gemas, uma por vez, misturando bem a cada gema. Coloque a pitada de sal e o extrato de baunilha. Após tudo misturado, comece a acrescentar os secos peneirados ou peneirando por cima dessa mistura, a farinha, o cacau e o bicarbonato de sódio. Misture delicadamente com um fouet. Vá adicionando aos pouco e com cuidado.
Por último, acrescente o óleo e misture até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em duas formas de 30X40 cm, untadas com manteiga e forradas com papel manteiga. em seguida, asse em forno pré-aquecido 180°C por aproximadamente 7 minutos. (Aqui vale uma consideração, eu usei uma forma grande, deixei a massa bem baixa e depois cortei na medida que queria).
Retire do forno quando ela estiver assada.
Vamos para a Ganache:
Coloque o chocolate em gotas ou picado no liquidificador. Esquente o creme de leite com o açúcar, mexendo bem para não caramelizar no fundo, quando o açúcar estiver integrado, retirar do fogo e despejar sobre o chocolate. Tampe o liquidificador, aguarde uns 3 minutos para começar a bater. Atenção: não se esqueça que, a temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais, se estiver muito quente e agitando no liquidificador a tampa pode ser pressionada para cima.
Quando o creme estiver homogêneo, acrescentar a manteiga gelada e cortada em cubos com o liquidificador ligado. Transfira para uma tigela , cubra com plástico filme em contado com a ganache e leve a geladeira, assim evita que se forme uma película sobre o creme.
Montagem:
Assim que o bolo sair do forno, desgrude as laterais para desenformar, corte as bordas do bolo e corte-o ao meio. Enrole uma das metades com o papel manteiga imediatamente, coloque-o sobre a outra metade e enrole um sobre o outro. Faça a mesma coisa com o outro bolo. deixe-os esfriando esfriando enrolados para as massas ficarem mais maleáveis.
Desenrole-os e espalhe uma camada uniforme de ganache pela superfície de uma tira do bolo, deixando dois dedos de margem sem recheio em uma das bordas. Espalhe por cima as cerejas picadas. Comece a enrolar pela ponta com recheio com ajuda do papel manteiga, certifique-se que o rocambole está bem firme. Repita o processo com a outra massa, você pode enrolar um sobre a outra formando um tronco grosso, ou deixa-los separados e depois juntar formando um tronco com galho, a imaginação e criatividade contam. Deixe no congelador por umas 4 horas para ficar bem firme (atenção firme e não congelado, então se seu congelador for um freezer opte pela geladeira. Retire e passse o ganache por fora fazendo uma cobertura, com um palito de dente pode ir fazendo os veios da madeira.
Decore com os cogumelos, a farinha de pistache e cerejas frescas, pode usar também galhos de tomilho, recomendo que passe os galhos em uma solução de água com açúcar derretido para preservar a cor. polvilhe com uma peneira por cima o açúcar imapalpável e cacau em pó em cima dos cogumelos e do próprio bolo.